RSS, que diabos é isso?

O que é RSS?

rssBasicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias, é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você só entra em um site quando o mesmo for atualizado. Melhor: você só entra no site se aquela informação que foi publicada é o que está procurando. Em uma era na qual a informação aparece aos montes e o tempo disponível para consumí-las é limitado, o RSS é o “salvador da pátria“.

A sigla RSS significa Really Simple Syndication. É na verdade um formato baseado em arquivos XML e que serve para troca de informações. Há controvérsias quanto ao significado da sigla. Uns dizem Really Simple Syndication, outros dizem Rich Site Summary, ou ainda RDF Site Summary. O que importa é a funcionalidade e não o nome…

Como saber se um site possui RSS?

Bom, se você usa o Firefox, no canto direito da barra de endereços irá aparecer um ícone laranja, o mesmo que ilustra o início deste artigo, e o mesmo que você encontra na barra lateral da direita desta página. Esse é o símbolo oficial do RSS. O mesmo acontecerá com o Internet Explorer 7 que está para sair oficialmente nos próximos dias. Na verdade todo site que se preze deve possuir RSS. Se você ainda está no IE6, é só observar na página de seu site favorito se há alguma informação como RSS ou XML. Em caso positivo o site possui RSS e você precisará do link que esse ícone aponta para cadastrar no seu leitor favorito.

Leitores (agregadores) de RSS

Os arquivos RSS são lidos por agregadores, ou seja, os programas que juntam toda essa informação e mostram para você em um único lugar. Só será necessário escolher qual feed RSS você quer acompanhar e saber se há novidades interessantes por lá. Se for este o caso é sempre legal visitar o site para ler a informação.

Abaixo alguns leitores recomendados:

  • Bloglines: O Bloglines talvez seja o mais usado dos agregadores RSS. É um software on-line o que significa que não é necessário instalar programas em seu computador e também estará acessível de qualquer computador ligado à web.
  • Netvibes: um ótimo leitor on-line, com visual renovado e estilo web 2.0.
  • Google Reader :Outro agregador RSS on-line. Não faz uma semana que foi totalmente remodelado. Melhorou bastante pois antes era um pouco confuso. Leia um review.
  • Firefox: O Firefox é talvez o mais fácil de usar. É só clicar no ícone laranja na barra de endereços que o feed RSS já está assinado. Os sites que você cadastrou ficam na barra de favoritos do navegador e estão acessíveis a um clique do mouse.
  • Internet Explorer 7: Ainda não lançado oficialmente, o funcionamento é similar ao Firefox, ou seja, o ícone estará visível e fácil de usar.

fonte: techbitsassinatura_blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: